Windows 10 – Erro Sysprep ao tentar generalizar uma imagem personalizada do Windows.

Overview

Muitos administradores de TI criam imagens personalizadas do Windows para implantar em diferentes ambientes. Fazem atualizações do Windows, instalações do office, software de terceiros e etc. Isso faz com que economize muito tempo na hora de implantar o Windows Client.

Em um determinado momento dessa personalização do Windows usamos a ferramenta “Sysprep /generalize” com o parâmetro generalize. O sysprep prepara o Windows Client para uma nova instalação e se for usado com o parâmetro “generalize” remove as informações exclusivas de sua instalação do Windows, o que permite que você reuse essa imagem em diferentes computadores.

*Se você deseja saber mais do sysprep clique em  O que é Sysprep?

Agora que está esclarecido o que é sysprep vamos ao caso.

Case

Após Instalar o Windows 10 e fazer toda a atualização e personalização do Windows ao tentar executar o Sysprep /gereralize ocorre o erro abaixo.

Sysprep was not able to validade your Windows installation….

sysprepfail

O Sysprep tem um provedor adicional que é adicionado no Windows 10 e Windows 8 para limpar pacotes Appx e generalizar a imagem. Se o Windows 10 foi atualizado os aplicativos do Store foram atualizados e o Sysprep é incapaz de limpar os pacotes Appx (pacotes de aplicatos do store do Windows)  e ocorre o erro descrito acima.

SOLUÇÃO

Para resolver esse problema remova todos os AppxPackage de todos usuários.

Execute o PowerShell como administrador e execute o seguinte comando “Get-AppxPackage -AllUsers | Remove-AppxPackage” aguarde a finalização e reinicie o Windows.

Agora é só executar o Sysprep /gerenalize que vai funcionar perfeitamente.

 

 

Compartilhe esse post